Por Simone Ribeiro (@moluska)
Sabe aquele riff ou beat daquela música bacana que você tem a sensação que já ouviu por aí? Pois é, provavelmente você já ouviu por aí mesmo. Muita gente acha que há uma tênue diferença entre samplear e plagiar.
O sample é uma homenagem e o plágio é cópia mesmo. Há mais plágio, ou melhor, cópia na música que a indústria fonográfica possa imaginar. E também pudera, com milhares de artistas e bandas de todos os gêneros possíveis aparecendo na velocidade de nossa conexão, é quase impossível não se roubar, ou para ser mais polite, pegar emprestada a ideia alheia, não é mesmo?
E o MIXTAPE MA #10_ctrl + c /ctrl + v buscou as mais famosas histórias dos plágios musicais. Uma lista com coisas já publicadas em todos os lugares da web, mas que a gente faz questão de dar uma ctrl c + ctrl v por aqui. Se são cópias ou músicas inspiradas em, fica por sua conta decidir.
Observação: Não acrescentamos bandas ditas emocore porque essa lista poderia ser infinita. Masessa aqui é uma boa fonte pra quem se interessar.
Cópias:
- Ice Ice Baby by Vanilla Ice
- Warning by Green Day
- Viva La Vida by Coldplay
- Stairway to Heaven by Led Zeppelin
- Around the World by Red Hot Chilli Peppers
- Are you gonna be my girl by Jets
- When you were young by the killers
- Falling Down by Oasis
- Last Night by The Strokes
- Connection by Elastica
- Tik Tok by Kesha
- Beverly Hills by Weezer
- Why don’t you get a jog by The Offspring
- Comes as you are by Nirvana
- Wake me up when September ends by Green day
Originais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário