Por: Simone Ribeiro (@moluska)
Fotos: Capsule e Shawn Brackbill
Menos de uma semana para o Supersonic 2011 e uma dos mais esperados shows, sem dúvidas, é o do dinâmico duo de rock progressivo, vindo da Pensilvânia, Estados Unidos, Zombi.
O projeto musical de
“sintetizadores e bateria” liderado por Steve
Moore e Panterra AE já tocou no
Supersonic há alguns anos e mais uma vez o rosto da banda encara o público que
estará presente na Custard Factory, para seu repertório brilhante!A turnê europeia
do Zombi turnê na Europa também inclui shows na França, antes de passar pelo Reino
Unido. A banda toca no Supersonic, agora no dia 22 de Outubro!
O Midiativa Santos entrevistou um dos mentores da banda,
Steve Moore, que falou sobre o quarto
álbum da banda, Escape Velocity, de seus projetos solo e inspirações musicais e
também dos planos para o futuro.
Ma: O Zombi já está uma década na estrada. Você também dedica bastante tempo a seus outros projetos musicais. Como você avalia sua música até aqui e houve alguma mudança considerável em sua música?
Steve
Moore: Eu não vejo muita mudança no
meu material. Gosto de pensar que minha produção é um pouco melhor agora e os
meus arranjos são mais complexos, mas tematicamente eu não vejo uma mudança
marcante. Isso é bom ou ruim? Com Zombi sim, em cada
álbum há uma espécie de mudança marcante. Nós gostamos de
experimentar novos sons em cada álbum.
Ma: Ao escrever material para Zombi você e Tony inspiração uso Panterra de seus projetos individuais separados? Se assim for, faz a composição mais fácil e de que forma?
Ma: Ao escrever material para Zombi você e Tony inspiração uso Panterra de seus projetos individuais separados? Se assim for, faz a composição mais fácil e de que forma?
Steve Moore: A maioria das músicas que eu escrevo é sempre um potencial material para o Zombi. Na maioria das vezes, sofre algumas mutações ou se transforma em algo que não iria trabalhar para a banda, então eu nem preciso mandar isso para outro projeto ou nem preciso dar ouro nome pra ela.Então, se algo me inspira eu dou prioridade para o Zombi e não uso em meu projeto solo. Escrever um álbum solo é às vezes mais fácil, sem compromisso, você pode ir mais rápido. Mas também há mais pressão - ninguém para dizer: "Eu não sei Steve, essa ideia é uma merda." Por isso é bom ter alguém para colaborar com, especialmente alguém como Tony que está escrevendo é realmente ótimo.
Ma: Fazer música instrumental é, provavelmente, um desafio. O que te inspira a compor?
Steve Moore: Eu sempre amei música instrumental. Você ouve música instrumental e sua mente viaja, ao contrário da música com vocal onde, normalmente, você é guiado pela letra. E eu fico facilmente irritado com cantores / letristas ruins. Também eu sou um cantor / letrista terrível.
Ma: O Zombi vai tocar no Supersonic em outubro. Qual a sua expectativa sobre o festival e quais são os outros shows que gostaria de ver?
Steve Moore: Não há expectativas, eu só estou animado para sair da cidade por um fim de semana, tocar, e pelo menos comer um café da manhã inglês completo Infelizmente eu não vou chegar a ver os shows que queria como o do Tony Conrad – vamos ficar na cidade apenas no sábado e ele vai tocar no domingo. Mais muitas bandas boas vão tocar no sábado, e espero ver o Wolves in the Throne Room e Bardo Pond.
Ma: A sua música é bastante inspirada no rock progressivo dos anos 70 e bandas da época. Quais são suas principais influências daquele período? Há alguns pioneiros da música eletrônica, dessa época, que você também se inspira?
Steve Moore: Para mim a música eletrônica é uma grande influência. Tangerine Dream, Michael Stearns, Synergy, Vangelis, Jean-Michel Jarre – isso era o que estava ouvindo quando Tony e eu começamos o Zombi. Mas também ouvia um monte de bandas de rock progressivo de rádio como o Pink Floyd, Genesis, Rush, Yes, King Crimson.Mas, provavelmente mais influentes para nós (ou pelo menos pra mim ) foram compositores do cinema como John Carpenter, Fabio Frizzi e Goblin.
Ma: Além da turnê do cd Escape Velocity quais são seus planos para 2012?
Steve Moore: Tony e eu temos alguns lançamentos individuais interessantes chegando por aí, acho que todos os fãs Zombi apreciar realmente apreciar. Nós também já começamos a conversar sobre produzir outro cd do Zombi, mas isso não vai acontecer até 2013. E também há outras músicas novas de meus outros projetos Lovelock and Miracle vindo por aí brevemente!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário