quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A história do movimento e dos principais artistas do movimento Beat em graphic history

beat1

Por Simone Ribeiro (@moluska)

 Os Beats conta a história do movimento beat por meio das biografias de seus principais autores, revisitando temas que cercam a sua trajetória. O livro busca uma interpretação visual e narrativa que se diferencia de uma versão literária tradicional sobre o fenômeno beatnik. Assim como os beats, o livro ousa fugir da tradição e busca uma expressão inovadora: as histórias em quadrinhos. E ganhou ainda mais importância com a morte recente do seu autor, Harvey Pekar, um dos nomes mais importantes na história das HQs, que reuniu artistas para compor o livro e  escreveu a maioria dos roteiros.
    
Em meados dos anos 1950 nos Estados Unidos, a geração beat foi responsável por uma reviravolta na literatura e no modo de vida de muitos jovens norte-americanos e depois do mundo. Forma de rejeição dos valores  sociais do período pós-Segunda Guerra Mundial, os beats se caracterizaram pela boemia, o hedonismo, a aversão à ficção acadêmica e a adoção de uma narrativa de fôlego, que valorizava a prosa espontânea. Sua a escrita não linear foi influenciada pelos improvisos jazzísticos de

Charlie Parker e Miles Davis e a liberdade na pintura, com o objetivo de alcançar diferentes possibilidades criativas.
 Com sua literatura excêntrica e verdadeira, os beats exploravam em seus escritos aventuras pelas estradas dos Estados Unidos, como Kerouac em On The Road (Na estrada), suas relações com drogas e a crítica social, que influenciaram  as ideias e o comportamento de toda uma geração e deixa seus traços na sociedade contemporânea.
    
O autor: Falecido em 12 de julho deste ano, Harvey Pekar foi um dos maiores artistas de quadrinhos adultos dos Estados Unidos. Sua série American Splendor é cultuada por fãs do estilo e sua vida, inspiradora de sua obra, foi retratada no filme Anti-herói americano, que se tornou um clássico. Ele reuniu  um excelente time de roteiristas e artistas para compor as histórias que formam Os Beats.
    
    
    OS BEATS - Uma graphic history
    Harvey Pekar
    Tradução: Érico Assis
    Editora Saraiva - Selo Benvirá
    2010 / 1ª edição
    R$ 39,90 / 208 páginas



*Com informações da Assessoria de Imprensa da Editora Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário