domingo, 7 de novembro de 2010

Preciosa chega às locadoras

Para quem ainda não conferiu, segue uma dica de cinema. O filme Preciosa acaba de chegar às locadoras e o Michel nos mandou uma resenha muito legal!
 

***
 

O sofrimento parece não ter fim
 

Por Michel Carvalho (@michelcarvalhos) *
 

O cinema coleciona dramas sobre superação, pessoas que sofreram muito e conseguiram dar a volta por cima. Preciosa - Uma história de esperança, que chega agora às locadoras, tem essa marca, mas de uma forma arrebatadora e vigorosa, como há muito tempo não se via. O filme de Lee Daniels (Matadores de Aluguel) comove por ser sensível e brutal ao mesmo tempo.
 

O longa conta a história da jovem Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe) que vive no Harlem, tradicional bairro pobre de Nova Iorque. Precious é negra, gorda e analfabeta. Ela sofre diariamente com as agressões físicas e psicológicas por parte de sua mãe (Mo'Nique). Estuprada pelo próprio pai, a garota tem um filho com deficiência mental e está grávida de um segundo.
 

Humilhada por todos, Precious sente-se deslocada do mundo ao ponto de querer estar morta. Mas, às vezes, a jovem esquece toda a tristeza e dá asas à imaginação, sonhando com um namorado branco e estampando capas de revistas. O destino da garota parece mudar quando é indicada para a escola Each one Teach One, onde conhece a professora Rain (Paula Batton) que lhe ajuda a vencer todos os desafios.
 

A mãe de Precious é o retrato da decadência humana, preguiçosa, ressentida e violenta. Sua única preocupação é não perder o benefício da assistência social. A atuação de Mo'Nique é irretocável, causa ódio e repulsa. De forma merecida, ela foi premiada com a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante.
 

Preciosa também concorreu nas categorias de melhor filme, diretor, roteiro adaptado e atriz para a estreante Gabourey Sidibe. Baseado no livro Push da ativista negra Sapphire, o longa ainda conta com a participação de Mariah Carey, como assistente social, e do cantor Lenny Kravitz, como um enfermeiro. Ambos surpreendem positivamente.
 

O filme de Lee Daniels não é para todos. Mesmo com uma mensagem de esperança, Preciosa foge dos clichês de finais felizes. Muitos podem achar que o longa exagera no martírio da protagonista, mas, infelizmente, histórias de sofrimento como a de Precious continuam acontecendo tanto no Harlem, como nas periferias do Brasil.

* Michel é jornalista e editor do Blog Mídia Cidadã


Nenhum comentário:

Postar um comentário