sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mídia Literária # 4: Da vida real para as páginas de um livro


Por Paola Patrício (@paolajornalismo)

Um romance é lindo! Sonhamos acordada e imaginamos sempre um homem ideal para nossas vidas! Mas, um romance escrito com base na nossa realidade nos mostra que nem sempre tudo são flores. Porém, vale a pena sonhar sempre. Assim é o livro Sem Perdão, de Márcia Paiva. Uma autora independente e de talento ímpar! O livro é o primeiro da série Segredos que Ferem, que possui quatro volumes.

Inspirado na realidade das comunidades brasileiras e pelas várias notícias corriqueiras dos telejornais, Márcia conseguiu desenvolver uma história emocionante, com uma linguagem simples, clara e muito tocante.

Sem Perdão mostra a história de Mayara, ou simplesmente Maia, uma garota que mora na periferia de São Paulo. Abandonada pela mãe, Marta, a menina vive com o irmão Rafael e seu pai. Além de contar com o apoio de Antunes, um amigo da família. Maia cresceu em meio a guerra entre traficantes e policiais, e já conhece muito bem a realidade da vida! É uma jovem que estuda e toca violão. Apaixonada pela música, a menina dá aulas no centro comunitário da periferia. Seu irmão Rafael se torna policial da PM, e a menina não pode falar sobre esse assunto. Sempre escondeu a profissão do irmão com medo de que o "dono do morro", Daniel, fizesse algo contra a vida dele.

Em certo momento da história Maia é capturada pelos homens de Daniel, e no cativeiro ela conhece o Tenente Guedes, também capturado pelos bandidos. Guedes está muito debilitado, devido ao espancamento que sofreu. Mesmo assim, Maia consegue fugir e ajudá-lo também. Ela deixa o Tenente no hospital e sai perdida pela grande São Paulo, já que não pode voltar para a favela que morava.

Nas ruas Maia conhece Estela, André e Sapo. Passa a viver com eles por um bom tempo, até que Antunes a encontra e a aconselha a pedir proteção policial. Com isso, a garota procura o Capitão Lopes para contar a sua história. Lopes chama Guedes e mostra que Maia está bem, e o Tenente decide que a menina ficará sob sua proteção, em sua residência. E no meio da convivência dos dois começa a nascer um lindo romance!

A história é uma lição de vida, amor e fé! A lição de vida é a história da própria Maia, por tudo que passou e por acreditar sempre no bom caráter das pessoas. A lição do amor tiramos do romance entre a jovem e o Tenente Guedes, onde prova que quando há amor tudo é possível. E a lição  de fé é quando vemos a história de vida de Estela, André e Sapo, uma família que o destino escolheu e que eles nunca perderam a fé em Deus, e ensinaram isso a jovem. 

É um livro envolvente e que todos devem ler. Para saberem mais sobre a autora, é só visitarem seu blog pessoal:  Segredos que ferem.

*Paola Patrício é mineira, jornalista e uma leitora assídua, que acredita que os ensinamentos dos livros podem mudar o mundo. Visite outros textos dela no blog Plantão Online.

3 comentários:

  1. O livro parece ser bem interessante!!
    Vou dar uma chance a ele... =D
    amo as dicas que a Paola dá... são todas ótimas!! *--*

    ResponderExcluir
  2. Nossa estou super emocionada com sua materia sobre meu livro.Obrigada Paola! Espero que as pessoas leiam as primeiras 45 paginas que estão disponíveis em meu blog. Vc é uma pessoa iluminada.Obrigada mais um vez e muito sucesso. Já estou seguindo o blog que é muito lindo!! Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paola!

    Adorei o post! Eu quero muito ler esse livro!
    Ah, e estou seguindo o blog também =D

    Beijos
    Thalía
    LivroMania

    ResponderExcluir