sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Eterna Clarice...

Por Lana de Oliveira (@llana_braga)

Se estivesse viva, hoje Clarice Lispector faria 90 anos. Se estivesse viva, quanto mais de Clarice poderíamos ter? Mais palavras, mais poesia, mais sensibilidade, mais humanidade...

Falar da importância de Clarice para a literatura nacional é mais do mesmo. Com mais de 30 livros publicados, sua obra reúne um acervo surpreendente entre poesia e prosa.

Clarice na Cabeceira

Para marcar o ano comemorativa aos 90 de nascimento de Clarice, em outubro deste ano a Editora Rocco lançou o excelente Clarice na Cabeceira, uma reunião de vinte textos selecionados por convidados admiradores da obra de Clarice Lispector.

A obra apresenta uma seleção de crônicas publicadas entre 1962 e 1973, na revista Senhor e no Jornal do Brasil, e posteriormente agrupadas nos livros A descoberta do mundo e Para não esquecer.  

Abordando temas como as memórias da infância, a vida, a morte, o amor, o ato de escrever, o silêncio, a maternidade e a indignação, as crônicas ganham sabor especial quando apresentadas por amigos e admiradores de Clarice, que compartilham o impacto da escritora e de sua obra em suas vidas, como Eduardo Portella, Ferreira Gullar, Marília Pêra, Maria Bonomi e Naum Alves de Souza, entre outros.

Com organização de Teresa Montero, o livro complementa o lançamento anterior, Clarice na cabeceira – contos, com as melhores narrativas curtas de Clarice Lispector selecionadas e comentadas por escritores, jornalistas e outros leitores que se deixaram seduzir pela obra da autora de A hora da estrela.

Nas nossas cabeceiras

As obras de Clarice fizeram e ainda fazem parte da formação literária de várias gerações. Na minha cabeceira já passaram diversos livros e em cada um deles vários trechos sublinhados, apontados, refletidos e reescritos. Um em especial (entre os favoritos) diz muito sobre Clarice, mas muito sobre qualquer um de nós:

“Sou tão misteriosa que não me entendo.”

E quem consegue entender por completo a si mesmo ou aos outros?

E para você, qual a obra, trecho, texto, frase, poesia ou conto da Clarice está na sua cabeceira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário