terça-feira, 26 de abril de 2011

Arte à vista

Pintura a óleo de Bill Watterson
 Por Vivian Giuzio (@viviangiuzio)

O site do jornal The Washington Post divulgou a primeira pintura a óleo do cartunista Bill Watterson, criador das famosas tirinhas “Calvin e Haroldo”. Esta é a primeira pintura do artista em 16 anos. Nela ele retrata o personagem Petey Otterloop, da tirinha “Cul de Sac”, de Richard Thompson. Podemos dizer que esta foi uma verdadeira homenagem feita de artista para artista.

Para quem não sabe, “Cul de Sac” é uma expressão francesa que significa fundo do saco ou características de subúrbios que possuem becos ou ruas sem saídas. As tirinhas de Thompson contavam a história de Alice Otterloop e suas aventuras na escola e em casa junto de sua família e amigos. Pettey Otterloop, o menino ruivo fazia parte do quadrinho.

Richard Thompson – O cartunista nasceu em Arlington, Virgínia (EUA) no ano de 1957. Conhecido por utilizar em suas ilustrações caneta nanquim e aquarelas, Thompson deu vida a inúmeras caricaturas e ilustrações, que foram publicadas em artigos de jornais e revistas como o The Washington Post, U.S. News & World Report, The New Yorker, National Geographic e The Atlantic Monthly.

Bill Watterson – Criador das tirinhas “Calvin e Haroldo”, Watterson nasceu no ano de 1957 em Washington, nos Estados Unidos. Em 1980, o artista formou-se em Ciências Políticas no Kenyon College e imediatamente começou a desenhar para o jornal Cincinnati Post. Em novembro de 1985, publicou a primeira tirinha de “Calvin e Haroldo”. O cartunista se aposentou em 1995, despedindo-se com a publicação do último quadrinho da sua famosa dupla. Desde então, o artista dedica-se a pintura.



Tirinhas Cul de Sac


Nenhum comentário:

Postar um comentário