sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mídia Literária # 7 : Um livro que fala sobre todas as mulheres


Por Paola Patricio (@paolajornalismo) 

Como sempre a literatura brasileira vem surpreendendo. O livro de hoje, Ser Clara, de Janaína Rico, fala sobre uma mulher que tem um pouco de cada uma de nós mulheres.

Clara é uma louca! Aliás, todas nós mulheres temos um pouco da loucura de Clara. Uma mulher independente, que sai das casas dos pais para ter seu próprio lugar. É professora de português, adora um barzinho com os amigos e principalmente seduzir os homens.

Clara tem uma super amiga, Laura. Uma mulher apaixonada pelo namorado Pedro, mas que se decepciona e aos poucos vai acabando com a vida. Mas, mesmo assim sempre está ao lado da amiga Clara, ouvindo e dando seus conselhos. Que particularmente são ótimos! Além de Laura, Clara tem Chico, um amigo gay (super ótimo) e Glória, seus amigos de trabalho. E no meio da história Clara encontra seus velhos amigos do colégio, Léo e Vitinho.

E vocês me perguntam, não há um romance nesse livro?! Lógico!!! Clara e João Thomas tem um romance cheios de altos e baixos!! João Thomas é médico, de família extremamente rica! Da alta sociedade de Brasília. O oposto da família de Clara, que é de classe média. E Clara ainda tem uma pedrinha no sapato, Natália, a sogra. O comportamento de Natália me fez lembrar aquele filme A Sogra, vocês já assistiram?

Eu me diverti muito com o livro! Dei risadas com as maluquices de Clara, fiquei com raiva com certas atitudes dela e sofri em certos momentos junto com ela. Em certas horas tive pena do João Thomas, em outras raiva e na maioria das vezes o achei o cara mais fofo!!

As mensagens que o livro trás? Várias!! Em cada momento da leitura pude perceber uma mensagem diferente da autora. De como é importante ter amigos leais, sejam qual for a situação, de como a família é algo extremamente importante em nossas vidas e de como é maravilhoso termos alguém do nosso lado para confiarmos e nos proteger. As loucuras de Clara nos fazem pensar em nossos atos também. Ela de uma foram, direta ou indireta, nos mostra o lado positivo e negativo de certas atitudes.

De uma linguagem simples, moderna e super fácil, Ser Clara é um livro empolgante! Te faz querer ler cada página em segundos!!  Para saber mais sobre o livro, acesse o site de Janaína Rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário