terça-feira, 24 de maio de 2011

World Turtle Day

Por Vivian Giuzio (@viviangiuzio)

Fotos: Divulgação

Você pode até achar estranho, mas hoje é comemorado o Dia Mundial da Tartaruga (World Turtle Day). A data foi criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da sobrevivência e desenvolvimento das tartarugas e cágados, além de aumentar o conhecimento e respeito pela éspecie.

Cada país tem um jeito peculiar de comemorar esta data. Em alguns, as pessoas se vestem de tartaruga para salvar tartarugas de verdade que são capturadas em rodovias, enquanto órgãos e entidades que abraçam o movimento, intensificam investigações de atividades que fazem mal ao hábitat deste animal.

No Brasil, o Projeto Tamar está há mais de 20 anos lutando pela causa, por meio de pesquisas e conservação de cinco éspecies em extinção que habitam a costa territorial do país. O programa protege cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros. São mais de dez milhões de filhotes preservados.

Coinscidência ou não

Enquanto biólogos e especialistas de plantão aproveitam o Dia Mundial da Tartaruga para defender esta causa a favor da procriação destes animais em extinção, alguns twitteiros usaram a incrível coincidência para pegar no pé do nosso querido Rubinho Barrichelo, levando o nome do piloto ao top treding do Twitter com inúmeras hashtags. Acontece que por obra do destino ou azar, o Rubinho faz aniversário hoje, 23 de maio, onde qualquer semelhança é mera coincidência! Parabéns Rubinho!

Conheça algumas éspecies de tartarugas em extinção no Brasil:

TARTARUGA PENTE

TARTARUGA VERDE

TARTARUGA CABEÇUDA

TARTARUGA OLIVA

TARTARUGA DE COURO

Nenhum comentário:

Postar um comentário