segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mídia Literária # 18_Um livro para mexer com as emoções




Por Paola Patricio (@paolajornalismo)

Terminei há algum tempo de ler o livro Água para Elefantes, de Sara Gruen e da Editora Arqueiro, e confesso: estou sem palavras! Um livro totalmente apaixonante e emocionante! 

O livro é narrado por Jacob, um senhor que está em uma casa de repouso mas, que se lembra perfeitamente da sua vida no circo. A chegada de um circo nas redondezas da casa de repousos causa um alvoroço entre os idosos, porém, o que todos nem suspeitam é que essa chegada deixa Jacob emocionado. 

Jacob estudava veterinária na Universidade de Cornell até o momento em que sua vida sofre uma reviravolta e ele não consegue terminar as provas finais. Sendo assim ele sai sem destino. Até que no meio do caminho avista um trem, e sem pensar muito salta dentro dele. Pela manhã descobre que está em um trem de circo e a partir dai a sua vida muda completamente.

Em meio a flash, Jabob nos narra essa vida emocionante que teve no circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Sua paixão pelos animais, principalmente por Rosie, uma elefante linda e que te cativa do princípio ao fim! Nos mostra também o quanto August e Tio Al são cruéis e tiranos, querendo fazer com maldade que o circo se tornasse um sucesso. E ainda, nos fala de uma forma linda e com muito amor de Marlena, a responsável por saber o que é amar.

Água para Elefantes é um livro para se tirar grandes lições. De como se deve tratar os animais, que eles tem sim sentimento e entendem tudo o que falamos. E que com um pouco de amor e sabedoria é possível conseguirmos fazer com que eles façam qualquer coisa. Mostra também como é não se deve tratar as pessoas, sejam elas funcionários,  artistas ou quem amamos. 

Nada melhor do que um tratamento digno e respeitável para todos. E outro ponto que me tocou muito foi a solidão de Jacob no final de sua vida. De como muitos velhinhos são tratados assim hoje em dia... Deixados de lado, tratados como inválidos e muitas vezes são até mesmo esquecidos...

Também fiz uma comparação do livro com os circos que já fui. E o livro mostra simplesmente tudo o que um circo não deve ser. Circo é lugar de sonhos e alegria, não de exploração e maus tratos.

Quem puder ler Água para Elefantes leia, realmente vale cada página! E as lições tiradas desse livro são únicas, além, é claro, de ser emocionante!

*Paola Patrício é mineira, jornalista e uma leitora assídua, que acredita que os ensinamentos dos livros podem mudar o mundo. Visite outros textos dela no blog Plantão Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário