quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sampa recebe 19ª Edição do Anima Mundi

Por Vivian Giuzio (@viviangiuzio)

Começa hoje, em São Paulo, a 19ª edição do Anima Mundi, um dos maiores festivais de animações do gênero audiovisual brasileiro. A mostra é referência em produção de animação nacional e internacional, destacando e revelando grandes criadores. Os amantes do mundo animado podem conferir de 27 a 31 de julho, o evento organizado por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães.

Este ano, serão exibidos 421 filmes de 44 nacionalidades. O Brasil apresentará 77 produções, ocupando a primeira posição. Em seguida, está a França com 58 animações, logo depois o Reino Unido com 40, Estados Unidos (31), Alemanha (18), Canadá (14) e Rússia (13). O Anima Mundi também receberá mostra de outros países como Taiwan, Grécia, Lituânia, Mônaco, Letônia, Colômbia, Índia, Israel e Estônia.

Em 2011, a grande homenageada do festival é a Pixar, responsável pela criação de famosos filmes como “Toy Story”, “Carros”, “Wall-E” e “Monstros SA”, a maioria da Walt Disney. Já que o assunto é grandes animações, o Anima Mundi traz para o Anima Forum e Papo Animado o criador de “Rio”, Carlos Saldanha.

Outras atrações como mostras especiais, performance miwa, masterclasses, galeria animada, sessões São Paulo e grade de sessões São Paulo estão na programação. O evento ainda tem com oficinas, workshops e mostras nacionais e internacionais. Entre os destaques podemos citar quatro filmes do mestre dos animes japonês Shinichiro Watanabe e os episódios inéditos da série em stop-motion "Shaun the sheep", produzida pelo estúdio Aardman.

O Anima Mundi ainda conta com sessões dedicadas ao terror, animações chilenas e longas-metragens como "Chico e Rita", do diretor espanhol Fernando Trueba, além de quatro filmes infantis: "The Sandman and the lost sand of dreams", da França, "El lince perdido", da Espanha, e os japoneases "Light of the river" e "Heart and Yummie".

O evento acontece no Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Unibanco Augusta e Cine Livraria Cultura até domingo, dia 31 de julho. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

ANIMA MUNDI:
Data: De 27 a 31 de julho
Local: Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Unibanco Augusta e Cine Livraria Cultura.
Valor: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada)

Confira, abaixo, algumas animações que farão parte do festival:


Caixa

Maternelle

El Lince Perdido


Abacadabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário