sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mídia Literária # 21_Qual parte da sua vida você gostaria de esquecer?


Por Paola Patricio (@paolajornalismo)

Hoje trago para vocês o livro da Marcos Bulzara, O Arquiteto do Esquecimento.  O livro conta a história de Doran, um menino que mora em uma vila no interior da Polônia. O começo da história nos mostra como era a infância do menino juntamente com sua família e, o carinho especial que ele tem por sua irmã Constantine, carinhosamente apelidada de Gorda. 


A história fala sobre a época da Alemanha nazista e de como os judeus sofreram, assunto que me atrai bastante. Sendo assim, a Alemanha se prepara para invadir a Polônia e acabar com todos os judeus. A vila que Doran morava não passou ilesa pelos alemães e os pais e o irmão de Doran foram mortos de forma trágica. 

O garoto foi enviado a um campo de concentração, onde vegetava ao invés de viver e, presenciava cenas de total crueldade com quem estava no local. No entanto, o que mais atormentava Doran era não saber se sua amada irmã Constantine estava viva ou morta. A última vez que a viu, a deixou em cima de uma árvore com vida, para que ninguém a encontrasse.

Com o tempo, Doran consegue sair vivo da mais sangrenta guerra que o mundo já presenciou e acaba se tornando um cientista, dos mais renomados, e um dos responsáveis pela criação do D45 - Amnol, a droga do esquecimento. Ele se casa com Isabel, que chega a falecer no dia do nascimento de sua filha, que recebe o nome de Constantine em homenagem e sua irmã. Porém, mesmo depois de anos e anos sem notícia, Doran, ainda sente um incômodo profundo dentro de si e tem necessidade em saber o que aconteceu com a irmã.

O livro é algo inexplicável! Um livro que toca profundamente a todos e com uma história mais que envolvente! Chega a perder a noção do tempo ao ler O Arquiteto do Esquecimento. Ai você acaba se perguntando: qual parte da sua vida você quer esquecer? Difícil resposta... Recomendadíssimo!!!

Um comentário:

  1. To doida pra ler esse livrooo!! *---*
    A história é bem emocionante pelo que eu li da resenha maravilhosa que a Paola fez!! *---*

    ResponderExcluir