sábado, 30 de julho de 2011

Expo Gatos 2011 reunirá 200 felinos de raças raras e elegerá o maior do país

Por Andressa Luzirão e Camilla Costa

Fotos: Cortijo

Nesta edição, o evento promovido pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil será neste fim de semana, dias 30 e 31, no Ilha Porchat Clube, em São Vicente-SP, e contará com jurados internacionais

Felinos das raças mais incomuns de todo o mundo, de beleza rara e exótica, poderão ser vistos na ‘Expo Gatos 2011’ neste fim de semana (dias 30 e 31 de julho), das 10h às 18h, no Ilha Porchat Clube, em São Vicente-SP. Promovida pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil (AMACOON), esta edição contará com 200 bichanos, dois campeonatos internacionais de beleza, além de uma novidade ao público: um concurso que elegerá o maior gato brasileiro da raça Maine Coon, o gigante da espécie que pode alcançar 1,10m e 10 quilos, enquanto as demais raças pesam cerca de três quilos. Esse concurso será realizado pela primeira vez na Baixada Santista.

Com expectativa de atrair duas mil pessoas, a mostra terá cerca de 60 expositores de diversas partes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Bahia, além da Argentina. Das beldades, Ragdoll (boneca de pano), Sphynx (gato pelado), Bosque da Noruega (gato com subpelo), Persa (pelo longo), Exótico (pelo curto), British (tradicional da Inglaterra), Oriental (elegante e esguio), angorá turco (verdadeiro angorá), Bengal (mini leopardo), além da Chartreux (pelo curto e cinza-azulado, conhecido pelo seu sorriso enternecedor), estreando em mostra nacional.

Os campeonatos internacionais serão regidos sob as normas da FIFé (Fédération Internationale Féline), sediada na França, e, entre os jurados, Dorte Kaae (Dinamarca); Albert Kurkowski (Polônia); e Alexey Shchukin (Holanda). O julgamento será minucioso, nas seguintes categorias: filhotes de três a seis meses e de seis a dez meses, fêmeas, machos, machos castrados e fêmeas castradas. Primeiro, serão eleitos os cinco melhores de cada categoria, chamados de ‘Best in Show’. Depois serão escolhidos o melhor adulto e o melhor filhote. A final elegerá o ‘Best of the Best’ – título disputadíssimo. Os premiados levarão troféus e rações.

Gigante do Brasil

A grande novidade, o concurso do maior Maine Coon do país, terá regras que consistirão na medição da ponta do focinho até a ponta da cauda do animal. Um juiz exclusivo, o holandês Charles Spijker, definirá o Maine Coon mais gigante. Serão aceitas inscrições de gatos desta raça com seus documentos em ordem e homologados até dez dias antes do evento. As inscrições devem ser feitas online, no site www.amacoon.com.br

“Nosso intuito é registrar os gatos imensos, medindo e documentando seus tamanhos. Não é a competição do mais pesado e sim do mais longo, o maior da raça”, explicou o presidente da AMACOON, Hugo Cavalheiro. Como prêmio, um ano de ração grátis para o vencedor.

Além disso, serão escolhidos os melhores Maine Coons adulto e filhote (aqueles que se aproximam ao máximo do que é considerado perfeito para o padrão da raça), que também ganharão trofeus e ração grátis. Os ganhadores serão 'convidados' a participar, no domingo (dia 31), do TOP 10. De acordo com a organização do evento, são esperados para esse campeonato a participação de 70 'gigantes'.

Muito doce, a raça tem perfil semelhante a da raça de cães Labrador e cada vez mais vem conquistando espaço na vida das pessoas. Segundo a AMACOON, o número da raça cresceu dez vezes nos últimos cinco anos no país. Hoje são dois mil gatos gigantes espalhados em residências de toda parte.

Mais atrações

Nesta edição, a AMACOON ainda proporcionará ao público estandes especializados em produtos para gato. Quem comparecer poderá aprender tudo sobre as mais diversas raças e sobre a posse responsável. Para a criançada, nos dois dias haverá penteado e pintura no rosto temática com ‘Camarim Drika Fashion’.

Donos de gatos domésticos interessados em participar expondo seu animal devem entrar em contato pelo e-mail amacoon@gmail.com ou pelo telefone (13) 8114 2484, da AMACOON, para mais informações. O evento terá ingresso ao preço simbólico de R$ 3,00, mais um quilo de alimento não-perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos. Sócios do Ilha Porchat não pagam.

A ‘Expo Gatos 2011’ tem patrocínio da Royal Canin, Kelco Pet Care, Empório Animal, Kitty Cat, que estarão no local com estande para venda e distribuição de amostras de seus produtos. Escolhido por sua localização de fácil acesso e privilegiada, com vista para as orlas de Santos e São Vicente, o Ilha Porchat Clube fica na Al. Paulo Gonçalves, 61 - Ilha Porchat, São Vicente – SP. Ano passado, cerca de 1.500 pessoas visitaram a exposição no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário