segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Supersonic 2011: mais que um festival de música


Por Simone Ribeiro (@moluska)
Fotos: Capsule

Os fãs de música de qualidade já podem começar a contagem regressiva porque o
Supersonic Festival 2011 está chegando! Em sua 9ª edição, o evento mais uma vez, realizado no lendário Custard Factory,  traz para Birmingham o melhor do experimental que há em música e arte .

Do dia 21 ao 23 de Outubro, Digbeth vai ser o palco para mais de 40 bandas e artistas que vão apresentar o melhor do eclético, do  Jazz ao Doom Metal. Você provavelmente não verá as  principais atrações dos  famosos festivais do Reino Unido, mas essa  é a principal diferença entre Supersonic e outros eventos de música realizados nesse país. O diferente que faz a diferença.

Desde 2003, quando a primeira edição do festival foi realizada em Birmingham, os  “headliners “do festival têm sido grandes surpresas. LCD Soundsystem, por exemplo, estava na lista do primeiro ano do Supersonic e naquela época, eles não eram mais do que uma boa promessa do dance punk electronic de Nova Iorque.Ano passado, o Napalm Death deu as caras por lá também.

Apesar de a ideia do festival ser exatamente correr na direção oposta do mainstream, grande parte da música ali presente já deixou o underground há tempos.  

A edição de 2011 tem muitos nomes que você provavelmente vai reconhecer da sua lista de bandas favoritas. Se não, elas se tornarão bandas favoritas em breve. Vai vendo! Entre as atrações principais, Supersonic 2011 apresenta:  Zombi, Electric Wizard, Alva Noto, TurboNegro, Wolves in the Throne Room, Lucky Dragon. E muito mais coisa boa.

Durante o evento serão também apresentados alguns
filmes, workshops e até mesmo  o Birmingham Fanzine Festival fará uma exposição no evento deste ano!

O Midiativa Santos vai estar em Digbeth, nos três dias do festival. Mas já conversamos com Sarah Lafford, uma das organizadores do festival, para saber um pouco mais sobre o evento em si.

Ma: Qual é o principal objetivo do festival?

Sarah Lafford: O nosso objetivo é juntar os pontos invisíveis que ligam a arte, cinema, e música! Há também um programa de palestras e workshops, bem como instalações e exposições. Nosso objetivo é ser mais que um apenas um simples festival de música, mas música  nova, certamente, é o que fazemos com coração.

Ma: Supersonic Festival mostra uma diversidade de sons e performances. Os artistas são de diferentes partes do mundo. Como as atrações e bandas são escolhidas?

Sarah Lafford: É uma combinação de tentar trazer nossa “lista de desejos”, com  experimentar coisas que as pessoas  querem ver. Uma vez que as primeiras bandas são confirmadas, usamos isso como ponto de partida, então programamos trazer artistas que sejam referenciais para estas pessoas e aí construímos uma certa atmosfera.

 Ma: Custard Factory é um lugar lendário em Birmingham, muito conhecido pelas suas performances artísticas, exposições e shows.Qual é a importância de um festival como Supersonic ser realizado lá?

Sarah Laff
ord:A coisa boa sobre a área de Custard factory é o número de espaços que podem ser utilizados no fim de semana para performances, instalações e etc., e isso é uma grande parte do que fazemos. Você pode criar o seu próprio mundo em um festival lá. Mesmo assim estamos sempre abertos ao uso de diferentes espaços; um espaço interessante pode acrescentar muito a uma performance.


 Ma: No ano passado o festival teve o Supersonic kids gig.Podemos esperar mais coisas novas no Festival este ano?Quais?

 
Sarah Lafford: O Kids gigs foi um grande sucesso e algo que queríamos explorar há muito tempo por isso vamos trazê-lo de volta este ano com Dragons Lucky e The Berg Sans Nipple se apresentando especialmente para os pequeninos.

Uma criação a mais emocionante para este ano é o “Imperfect Cinema", onde convidamos a plateia para documentar sua experiência do festival usando câmera Super 8 e utilizando tecnologias de gravação DIY –Do it Yourself - o filme será então processado e editado no local fazendo uma triagem ao vivo através de pontuação , os melhores serão exibidos na noite de domingo do festival. 
Estou muito animada para ver o que será criado e esta é uma forma maravilhosa de  envolver o público na programação e ter alguma absorção criativa.

Imperfect Cinema 

Kenneth Thomas - diretor do Blood Sweat and Vinyl


Fire! que vai tocar no Supersonic

                                           Herman Inclusus que vai fazer uma instalação

»»

Confira os melhores momentos do ano passado: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário